III Encontro Intelectual

III Encontro Intelectual

O Encontro Intelectual é um evento informal entre uns certos amigos arbitrários da filosofia, da ciência e da intelectualidade em geral. Nerds, pra resumir. Os números romanos usados nos títulos dos eventos geram as abreviações exóticas a seguir:

I-EI – lê-se “i êi”. 16 a 18/02/08, Moema, São Paulo.

II-EI – lê-se “bi êi”. 01 a 04/08/08, Moema, São Paulo.

III-EI – lê-se “tri êi”. 21 a 24/02/09, Mairiporã, São Paulo.

IV-EI – lê-se “ivêi”.

Claro que o IV-EI ainda não ocorreu (aliás, Victor percebeu que a 14ª edição será o XIV-EI [“xí, véi…”]). Quanto aos eventos anteriores, tiveram cinco membros no primeiro, e seis membros nos seguintes – com a inclusão do último da lista:

CD (Carlos Daniel) – Medicina, RJ

Conde Di (Diego Caleiro) – Filosofia, SP

Paralelo (Lauro Edison) – Diletante profissional =) PA/SP

Sir Pi (Pierre Caradec) – Engenharia, SP

Vic Mart (Victor Martini) – Filosofia, SP

JôLou (João Lourenço) – Filosofia, SP

Eu entrei nessa história porque conheci CD no orkut, que conhecia Pi e Di (pelo orkut), que conhecia Jô e Vic (pessoalmente). Quando organizaram o IEI (cuja cobertura se pode ver aqui), eu estava na hora e lugar certos, e fui convidado.

O legal dessas reuniões é a mistura de idéias em comum (não existe mágica no mundo, a psicologia evolutiva está correta, Deus está morto, Dennett, Pinker e Dawkins é que são Deus, o aborto de anencéfalos é ok [foda-se o Papa], etc.) e de discordâncias em todas as formas e divisões: todos contra todos, dois contra quatro ou um contra todos, em todas as combinações – só depende do tema: trabalho, moral, poliamor, status, sexo. Todo tipo de subgrupo se forma!

Mas o III-EI não foi bem assim.

Dessa vez evitamos os temas mais sociais e focamos quase totalmente em alta filosofia. O resultado foi que, na maior parte do tempo, eu me vi discordando de cinco relativistas enrustidos! Revivemos ali o eterno choque da filosofia entre, de um lado, relativismo (não existe a razão) e, de outro, metafísica (a razão é um poder mágico além da matéria). São duas opções intelectualmente péssimas, mas é difícil se situar em um ponto seguro entre as duas. Agora, eu não ouso arriscar ser relativista, e eles não ousam arriscar ser metafísicos. Por isso eu os acuso de relativistas, e eles não aceitam; e eles me acusam de metafísico, e eu não aceito.

O III-EI foi, portanto, uma batalha de minha defesa otimista do poder da razão contra as diversas posições debilitantes defendidas por eles: que a razão é um “mero jogo humano de axiomas arbitrários” (by CD), que a matemática foi “inventada” (ouvi até defesas de que 2 + 2 podem somar 5!), que a consciência é capaz de se iludir até sobre si própria (queria ter filmado CD dizendo: “eu não vejo o vermelho; creio que vejo, mas posso estar enganado” 😮 ), que a mente ser encarnada mostra o quanto nossos pensamentos são arbitrários e pouco confiáveis (by Vic), que os padrões da matéria só estão em nossa cabeça (by Pi), que probabilidades são sempre chutes no escuro (by JôLou), que os objetivos humanos não existem e são apenas “um modo de falar” (by Di)… Céus, do meu ponto de vista quase dava pra se chamar o evento de Encontro Antiintelectual! =)

Mas a verdade é que foi o melhor dos três. Saibam aqui (no meio do post) sobre os agradáveis aspectos não-intelectuais do evento! Isso deixou a todos mais tenazes do que jamais foi possível nos dois eventos anteriores. Sobretudo no II-EI cansamos muito.

A seguir, minha cobertura (bem) mais específica do III-EI. O que vou fazer não é tanto descrever os debates do evento, mas sim dar prosseguimento a eles – embora para o leitor eu os descreva o suficiente para que o texto se torne inteligível. Claro: como eu estive quase sempre sozinho defendendo meus pontos, e como sou eu quem vai escrever aqui, essa “cobertura” é também um conjunto de réplicas minhas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: